01 janeiro 2011

O sintoma da maturidade

O pianista Alex Correa e o guitarrista Adauto Mesquita saíram de Londrina (PR) há alguns anos para tentar a vida musical em Sampa. Os dois vêm trabalhando juntos desde então na elaboração de um repertório de jazz contemporâneo, pesquisando sonoridades e linguagens do estilo. O resultado começa a aparecer: em 2011, sai o primeiro CD da dupla, "Sintoma".

O vídeo aí embaixo é uma das composições que estará no disco, chamada "O curioso caso de Cecília" (Adauto Mesquita). Com um arranjo fluido, moderno, a canção é fortemente apoiada em progressões de acordes modais, que envolvem cada nota de forma delicada e densa, num fluxo instigante que nunca cessa.    



Os improvisos se destacam pela espontaneidade, e nunca se apóiam em clichês ou vamps vagos. Tudo muito bem construído, bem costurado pelo baixo de Glécio Nascimento e a bateria de Bruno Tessele. O improviso do piano mostra voicings à lá Gonzalo Rubalcaba, trazendo cores outside para as frases bastante rápidas, quase caóticas (ao melhor estilo Írio Jr.) que vão se dirigindo para um ápice de tensão, logo após o qual a guitarra de Adauto (muito influenciada pela sonoridade e ousadia de Michel Leme) recomeça uma nova história, lançando pequenas frases dissonantes que vão se entrelaçando com o acompanhamento complexo do trio até se transformarem em um único e grandioso som - o som da criatividade -, num belo trabalho de improvisação quase coletiva, que aos poucos repousa em uma breve citação do tema no final, onde se ensaia um breve diálogo impressionista entre o piano e a guitarra.

Um trabalho de jazz contemporâneo de fôlego e expressividade, muito superior a muitos trabalhos de alguns grupos atuais que sustentam uma fachada de profundidade sendo, na verdade, apenas prolixos ou pedantes. A julgar pela qualidade dessa primeira música, o disco que virá em 2011 será um belo "sintoma" da maturidade desses dois músicos.

2 comentários:

  1. 2011 com paz, saúde e muita música...

    abraçsons

    ResponderExcluir
  2. Olá parceiro(a)!

    Para facilitar o acesso, o blog Sons, Filmes & Afins mudou de endereço. Por favor, atualize na sua blogroll!

    Novo endereço: http://sonsfilmesafins.blogspot.com

    Abraço!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua participação. Comente livremente. Comentários mal-educados e sem fundamento serão excluídos.