17 agosto 2010

Programa ETC & Jazz na Rádio UFSCar

Esse é o projeto do programa de jazz na rádio UFSCar (95.3 FM), que deve estrear nos próximos dias. Já que o negócio da coluna no jornal A Folha de São Carlos não prosseguiu, agora invadiremos as ondas do ar com os sons do jazz.

Justificativa

O jazz é um gênero musical historicamente construído a partir da confluência de diferentes culturas musicais. África, Europa se encontram no território da América e se misturam na sonoridade do jazz. Camadas pobres da população americana, ex-escravos e artistas populares conseguiram, por meio da criatividade e espontaneidade dessa música, expandir o gênero para outros setores sociais – inclusive de elite –, influenciando as músicas populares como o country, o rock, a música popular européia e brasileira, assim como a própria música erudita subsequentes.

O jazz desenvolveu-se em uma linguagem musical rica, complexa e, mesmo assim, extremamente popular e difundida no mundo todo. Mas é considerado um gênero de elite devido às formas de consumo e acesso até hoje disponibilizadas ao público – discos geralmente caros (e poucos) e ínfima presença em rádios ou televisões. Além disso, a grande lacuna na educação musical dos brasileiros faz com que poucos tenham curiosidade ou disposição para ouvir gêneros musicais mais complexos como o jazz.

Assim, um programa radiofônico especializado no gênero pode contribuir para aumentar a penetração do jazz na exígua carta de opções sonoras disponíveis em rádios de São Carlos, oferecendo mais uma opção de escuta para a população. Isso fortalece o caráter plural e democrático da Rádio UFSCar, além de representar mais uma fonte de educação “não formal” aos ouvintes, condizente com o próprio conceito de extensão universitária.

Objetivos

Mostrar músicas e sons que pertencem ao universo do jazz, em todas as suas chamadas “fases”: pré-swing(ragtime, “new orleans sound”), swing, bebop, cool jazz, hard bop, fusion e post bop, fazendo pontes com o contexto contemporâneo do estilo, marcado por inúmeras reconfigurações de texturas, conceitos, territórios sonoros e interpretações.

Fazer entrevistas e bate-papos com músicos, estudiosos, críticos, produtores e personalidades ligadas ao gênero, enriquecendo o programa com informações e opiniões pertinentes. Dar espaço a músicas de compositores, músicos e intérpretes brasileiros que se dedicam ao estilo, principalmente os que o fazem de forma independente, como forma de fomentar público para o gênero e colaborar com o crescimento de uma cena de música instrumental brasileira – que já existe, mas ainda constitui um mercado incipiente e depepente de inciativas públicas.

Estratégias

Gravação de entrevistas e locuções em estúdio (ou in loco, quando necessário);

Utilização de acervo digital da Rádio UFSCAR e acervo pessoal;

Convite a artistas, produtores e pesquisadores ligados ao jazz;

Uso de pequenos quadros (não obrigatoriamente fixos) para chamar a atenção a aspectos específicos do contexto do jazz:

- O que é jazz? (entrevista de rua);

- Jazz independente (música (s) de algum artista independente em destaque, principalmente lançamentos);

- Agenda (eventos de música da cidade e região);

- Toca de novo (audição comentada de algum trecho musical);

Taí o projeto, nessa semana gravo o piloto, e depois começamos a levar ao ar. Aguardarei sugestões e críticas com ansiedade.

3 comentários:

  1. Maravilha a iniciativa !
    Sucesso !

    e passe lá no CJUB www.cjub.com.br
    temos um programa semanal de jazz especialmente para nós

    abs,

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita Guzz, eu passo de vem em quando na página do clube. É uma pena que não tem RSS, senão estaria adicionada na minha lista de páginas indicadas.

    ResponderExcluir
  3. nós temos RSS, o link estava abaixo do podcast

    mudei a posição para ficar mais visivel aos visitantes do site

    abs,

    ResponderExcluir

Agradeço a sua participação. Comente livremente. Comentários mal-educados e sem fundamento serão excluídos.