Esse é o projeto do programa de jazz na rádio UFSCar (95.3 FM), que deve estrear nos próximos dias. Já que o negócio da coluna no jornal A Folha de São Carlos não prosseguiu, agora invadiremos as ondas do ar com os sons do jazz.
Justificativa
O jazz é um gênero musical historicamente construído a partir da confluência de diferentes culturas musicais. África, Europa se encontram no território da América e se misturam na sonoridade do jazz. Camadas pobres da população americana, ex-escravos e artistas populares conseguiram, por meio da criatividade e espontaneidade dessa música, expandir o gênero para outros setores sociais – inclusive de elite –, influenciando as músicas populares como o country, o rock, a música popular européia e brasileira, assim como a própria música erudita subsequentes.
O jazz desenvolveu-se em uma linguagem musical rica, complexa e, mesmo assim, extremamente popular e difundida no mundo todo. Mas é considerado um gênero de elite devido às formas de consumo e acesso até hoje disponibilizadas ao público – discos geralmente caros (e poucos) e ínfima presença em rádios ou televisões. Além disso, a grande lacuna na educação musical dos brasileiros faz com que poucos tenham curiosidade ou disposição para ouvir gêneros musicais mais complexos como o jazz.
Assim, um programa radiofônico especializado no gênero pode contribuir para aumentar a penetração do jazz na exígua carta de opções sonoras disponíveis em rádios de São Carlos, oferecendo mais uma opção de escuta para a população. Isso fortalece o caráter plural e democrático da Rádio UFSCar, além de representar mais uma fonte de educação “não formal” aos ouvintes, condizente com o próprio conceito de extensão universitária.
Objetivos
Mostrar músicas e sons que pertencem ao universo do jazz, em todas as suas chamadas “fases”: pré-swing(ragtime, “new orleans sound”), swing, bebop, cool jazz, hard bop, fusion e post bop, fazendo pontes com o contexto contemporâneo do estilo, marcado por inúmeras reconfigurações de texturas, conceitos, territórios sonoros e interpretações.
Fazer entrevistas e bate-papos com músicos, estudiosos, críticos, produtores e personalidades ligadas ao gênero, enriquecendo o programa com informações e opiniões pertinentes. Dar espaço a músicas de compositores, músicos e intérpretes brasileiros que se dedicam ao estilo, principalmente os que o fazem de forma independente, como forma de fomentar público para o gênero e colaborar com o crescimento de uma cena de música instrumental brasileira – que já existe, mas ainda constitui um mercado incipiente e depepente de inciativas públicas.
Estratégias
Gravação de entrevistas e locuções em estúdio (ou in loco, quando necessário);
Utilização de acervo digital da Rádio UFSCAR e acervo pessoal;
Convite a artistas, produtores e pesquisadores ligados ao jazz;
Uso de pequenos quadros (não obrigatoriamente fixos) para chamar a atenção a aspectos específicos do contexto do jazz:
- O que é jazz? (entrevista de rua);
- Jazz independente (música (s) de algum artista independente em destaque, principalmente lançamentos);
- Agenda (eventos de música da cidade e região);
- Toca de novo (audição comentada de algum trecho musical);
Taí o projeto, nessa semana gravo o piloto, e depois começamos a levar ao ar. Aguardarei sugestões e críticas com ansiedade.
Maravilha a iniciativa !
ResponderExcluirSucesso !
e passe lá no CJUB www.cjub.com.br
temos um programa semanal de jazz especialmente para nós
abs,
Obrigado pela visita Guzz, eu passo de vem em quando na página do clube. É uma pena que não tem RSS, senão estaria adicionada na minha lista de páginas indicadas.
ResponderExcluirnós temos RSS, o link estava abaixo do podcast
ResponderExcluirmudei a posição para ficar mais visivel aos visitantes do site
abs,