14 fevereiro 2010

Pianista chumbo-grosso

Alfred McCoy Tyner, 71, é um dos pianistas mais geniais do jazz. Seu estilo de tocar é expressivo e adiciona um colorido especial a qualquer música. Um simples blues se transforma rapidamente num tema hard-bop devido a sua capacidade de explorar a rítmica e aplicar harmonia modal a qualquer peça usando acordes quartais - característica que influenciou profundamente os pianistas modernos como Chick Corea e Herbie Hancock.

Além disso, o som amplo e forte de seu piano foi fundamental no quarteto de John Coltrane, do qual participou de 1960 a 1965. Seu som poderoso, com dinâmicas fortes, abusando de trêmolos pesados nos acordes de mão-esquerda, criavam climas e ambientações perfeitas para as notas rascantes do sax de Coltrane.

E quando solava, McCoy seguia a contramão de todos os improvisadores - primeiro parecia recortar os temas agressivos do grupo com frases rápidas de mão direita, cheias de notas em staccatto baseadas na escala pentatônica - geralmente sobrepostas à tonalidade original, com fraseados extremamente modernos e ousados. O clímax de seus improvisos chegava quando ele diminuía a velocidade das frases, mas aumentava a dinâmica dos acordes, com ataques violentos das mãos ao teclado, explorando toda a extensão de graves e agudos com rítmicas complexas.

O professor de piano norte-americano Roger Friedmann mostra neste vídeo aqui como desenvolver o "estilo" McCoy no piano.



Tomei contato com Tyner ouvindo um disco dele lançado em 1991 chamado "Remembering John", onde ele lembrava dos temas de Coltrane tocando apenas em trio com o baixista Avery Sharpe e o baterista Aaron Scott. Conservando seu estilo exuberante e técnica impecável, McCoy soa nessa gravação como uma orquestra completa, com acordes elegantes nas baladas ("Good Morning Heartache" e "Like someone in Love") e extrema "selvageria" nas composições mais arrojadas ("India", "Pursuance" e "Giant Steps").

E disponibilizo aqui para download uma gravação mais recente de McCoy, com um quarteto de estrelas atuais do estilo. O grupo recria algumas das principais composições de Tyner, como "Passion Dance" e "Blues on the corner", em uma gravação ao vivo cheia de solos brilhantes e extrema energia (links do excelente blog Pintando Música).


McCoy Tyner Quartet - parte 1
McCoy Tyner Quartet - parte 2

Joe Lovano - sax tenor
Christian McBride - baixo 
Jeff Watts - bateria

2 comentários:

  1. Caro Murilo,
    O Tyner é espetacular e esse disco, Remembering John é fantástico. Ele ainda gravaria outros tributos a Coltrane, como o ao vivo "Plays John Coltrane" (com George Mraz e Al Foster) e o "Echoes of a Friend" (solo).
    Sua técnica realmente é soberba e ele por vezes é extremamente agressivo, atacando o teclado com uma volúpia sem precedentes.
    Bom que você explica, do ponto de vista técnico, como funciona o approach de Tyner (coisa que eu, leigo, não tenho a menor competência para fazer - rs, rs, rs).
    Grande abraço e um ótimo Jazznaval!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelos comentários Erico, obrigado ainda pelas indicações de discos... estou sempre caçando downloads, vou procurar estes, pois sou fã do McCoy, ele influenciou muito meu jeito de tocar. Abraço

    ResponderExcluir

Agradeço a sua participação. Comente livremente. Comentários mal-educados e sem fundamento serão excluídos.