03 novembro 2009

Soul Brasil na Dinamarca 7

Nessa viagem do Soul Brasil pela Dinamarca, de vez em quando a gente se depara com coisas e hábitos que nos fazem sentir mesmo em um lugar de primeiro mundo. Sem deslumbramento, sem encantamento infantil, mas algumas imagens desse país de guerreiros, com mais de mil anos de história, dão o que pensar.

Sim, eles foram vikings e fizeram guerras e derramaram muito sangue, mas desenvolveram também um senso de comunidade que está presente em tudo e em todos. Chega a ser estranho para nós brasileiros. Quem sabe não faltou mesmo uma guerra para unir de verdade nosso país?...



A biblioteca pública de Holstebro, cidade de 30 mil habitantes. Mais de 30 computadores ligados à internet, disponíveis gratuitamente para a população. Milhares de livros, discos e CDs.



Antiquário localizado em Lyngs, cidadezinha com menos de 2 mil habitantes, gerenciado por uma senhora de mais de 70 anos.



Geada em Holstebro, após madrugada de menos de 0 C. Mas aqui a grama e as flores aguentam a parada.



Show de dança das crianças em Velling, após participarem de workshops com os atores do grupo Zamok. É interessante o cuidado com iluminação de todos os eventos, que criam atmosferas mágicas como essa. E haja velas, abajures, tochas, tudo sempre disponível. Parece que nada falta.



Centros esportivos e culturais são comuns mesmo em comunidades pequenas, de menos de 1 mil habitantes. Nesse aqui, localizado em Hvjlberg (pronuncia-se "vilbierg"), crianças praticavam esportes no salão de festas enquanto montávamos o palco para o show a noite. Contavam com equipamento completo de ginástica, instrumentos musicais (alguns até melhores que os nossos), salas de estudos com biblioteca, lanchonete, além de equipe de voluntários que davam aulas de diversas atividades.



O patriotismo também é uma forte marca. Tem bandeiras em todo lugar: enfeites de mesas, palitos de dentes, em escolas, museus, empresas, e em várias casas. Há anúncios no jornal com promoções de mastro para bandeiras de diversos tamanhos. Esse aí foi na escola primária de Hover-Torsted, distrito de Velling, onde ficamos hospedados durante três dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua participação. Comente livremente. Comentários mal-educados e sem fundamento serão excluídos.