05 abril 2011

Novos talentos do jazz em festival





















São raros os incentivos a músicos dedicados ao jazz no Brasil, pois geralmente o estilo sofre preconceito - e duplo. Por um lado, jazz é considerado coisa de rico, cultura de burguês, modismo importado da elite - por isso não merece incentivos fiscais ou econômicos por parte de governo algum abaixo do equador, pois não se enquadra nas manifestações populares, comunitárias ou folclóricas que os dirigentes preferem apoiar com base na demagogia da "cultura popular legítima".

Por outro lado, o jazz é o primo pobre no meio musical brasileiro. Não é filho do mundo erudito, não é um clássico europeu que mereça alguma atenção dos conservatórios ou academias. E nem é parente da música popular brasileira, portanto está fora da "linha evolutiva" da MPB ou mesmo da música instrumental nacional  (mais dominada por choros, sambas, ritmos regionais ou hermetismos pascoais). Nacionalismo e preconceito juntos tornam quase impossível um bom instrumentista de jazz ser reconhecido no País, mesmo entre seus pares.

Mas há iniciativas que tentam mudar esse quadro. Uma delas é o Savassi Festival 2011, que revela novos talentos do jazz por meio de um concurso anual. Neste ano as bandas podem se inscrever até 10 de abril. Os 12 escolhidos farão parte do line-up e se apresentarão em shows realizados em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. No ano passado, 85 bandas se inscreveram. Oito foram escolhidas, e o vídeo abaixo mostra quatro delas (Tiago Barros Quarteto, Drrovind Jazz, Diz que é Trio e Labanca).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua participação. Comente livremente. Comentários mal-educados e sem fundamento serão excluídos.