12 novembro 2010

Bebop fingers

Dedos de bebop. Significa a capacidade de articular uma frase musical quase como se o cara estivesse falando, gritando, dando bronca, perguntando, respondendo, murmurando, resfolegando, rindo, gaguejando. Não importa quais as notas, qual a harmonia, qual a letra; importa é o arco, a linha, o ponto, a trama que a melodia do solista desenha no ar, rabiscando as segundas intenções, cravadas no suíngue corrente, dialogando com o vai e vem do baixo, pique-escondendo com a bateria, indo e ficando nas ondas da harmonia, cortando o caminho, achando a porta do céu da expressão.

O bebop do pianista Stefano Bollani fala italiano, que nem ele. Frases correntes, mas cheias de altos e baixos, risonhas e chorosas, bocachiusas ou desbocadas, estrondosas ou delicadas. No show que ele fez em 2006 no Tim Festival, com um quinteto de músicos italianos, quase roubou a noite que era de Ahmad Jahmal e Herbie Hancock, pois mostrou uma abordagem originalíssima, quase selvagem, mas musicalmente e tecnicamente impecável.

No disco "I´m in the mood for love" (2007), Bollani mostra que tem o swing do jazz americano na veia, mas também a irreverência bruta, a comédia farsesca e o drama teatral que os italianos têm. Assim, o disco é romântico como o título sugere, mas também cômico, poético, trágico, vigoroso e sublime.

Formando um trio mais do que arrojado com o baixista Ares Tavolazzi e o soberbo baterista Walter Paoli, Bollani ataca um repertório de "músicas de amor" com uma dose extra de criatividade e virtuosismo. Os arranjos transformam os já repisados standards da dor de cotovelo chic em uma fonte inesgotável para os vibrantes contorcionismos fraseológicos do bebop. Os tempos e contratempos soltam faíscas com as intervenções do baixo e da bateria no fluxo "one-TWO-three-FOUR", enquanto as melodias de Bollani correm fluidas pelo teclado.

Stefano Bollani Trio - I'm in the mood for love (2007) (1) (2)

Stefano Bollani (piano); Ares Tavolazzi (baixo); Walter Paoli (bateria) 

1. Makin' Whoopee; 2. Cheek To Cheek; 3. I'm In The Mood For Love; 4. Puttin' On The Ritz; 5. How Long Has This Been Going On?;. 6. Margie; 7. Moonlight Serenade; 8. It's Only A Paper Moon; 9. A Kiss To Build A Dream On; 10. Honeysuckle Rose; 11. But Not For Me

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua participação. Comente livremente. Comentários mal-educados e sem fundamento serão excluídos.