27 agosto 2010

O primeiro programa de rádio está chegando...

Ainda sem data de estréia, o ETC&Jazz já teve um piloto gravado no estúdio da Rádio UFSCar 95,3 FM. Eu é que serei o apresentador e, apesar de não gostar muito da minha voz, achei até que a narração ficou legal. Compus vinhetas de abertura, divulgação e assinaturas, todas usando overdubs de teclado - como se dois pianistas gravassem.



A idéia é que, em cada edição, logo após a chamada de abertura, toque uma composição radiofônica especialmente criada com a fusão, justaposição ou interpolação de todas as músicas que tocarão no programa do dia - uma espécia de "índice" do que o ouvinte vai encarar.

É um tipo de composição que é muito prazerosa de se fazer, pois possibilita a criação de uma nova música a partir de gravações já existentes. Há infinitas maneiras de se editar os sons - assim como são infinitas as maneiras de se ouvi-los -, mas aqui cumprem o propósito simples de atrair a atenção do ouvinte por meio do cruzamento de fluxos sonoros, estruturas, texturas e genealogias várias, na tentativa de criar um novo tecido sonoro que proporcione uma certa coerência às mais díspares tendências, escolas e tipos de jazz.

Talvez seja parecido com a idéia de "rádio rizomático" que a pesquisadora Janete El Haouli vem desenvolvendo - uma trança de sons que se cruzam sem hierarquias, dependências, intencionalidades, enovelando-se simplesmente ao tocarem (e se tocarem) nos limites dos tímpanos de cada ouvinte, sugerindo novas tramas e caminhos a cada segundo. Um desafio para a escuta.

Achei que o resultado da primeira ficou interessante. Na ordem em que aparecem, estão contidas aí as seguintes músicas: "Shapes", com Tom Harrell; "Jitney", com Cecil Taylor; "Captain Crunch (meets the Cereal Killer)", com Nicholas Payton; "Gota Serena", com Vinícius Dorin; "Song X Duo", com Pat Metheny e Ornette Coleman, sobreposta com incrível perfeição em "L. A. Scenes", com Chick Corea e Origin; "Conjunto", de Arturo Sandoval, que serve de base para a voz de Louis Armstrong e Billie Holiday em "You Can't Lose a Broken Heart". A sensual "Popsicle Toes", com Diana Krall, vai sendo pontilhada em algumas brechas.

5 comentários:

  1. murilo,

    ainda sem tempo pra ouvir como 'manda o figurino'...farei a posteriori...mas, desejo-te boas vibes e bastante energia pra essa tua empreeitada pelo éter...

    abraçsonoros

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por mais essa vitória, Murilo.
    E muito sucesso na empreitada!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado companheiros, espero ouvir os comentários depois que postar o primeiro programa, deve entrar no ar na primeira semana de setembro. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Caro Guerreiro(a),

    O Larica Total precisa de você!
    Estamos preparando a publicação do Livro de Receitas do Maravilhoso Mundo de Larica Total, com as mais incríveis receitas postadas no site durante estes quase 3 anos de aventuras fantásticas.
    Entre as receitas seleciondas está a que você, guerrilheiro fantástico da sobrevivência cotidiana, postou no site do Larica.
    Para publicar sua receita, precisamos da sua autorização e bolamos um esqueminha maneiro para que você possa nos dar esta autorização sem precisar utilizar papel, facilitando a vida e poupando as árvores.
    Para autorizar a publicação da sua receita, é preciso que você entre no site do Larica Total (www.laricatotal.com.br) e poste ela novamente, preenchendo o formulário de autorização que agora aparece toda vez que você for postar uma nova receita.

    Abaixo segue o nome e o link da receita que você postou e foi selecionada. É só ir no link, selecionar, copiar a receita e posta-la novamente no site.

    Churrasco “Bife de Véia”
    http://www.laricatotal.com.br/?p=4454

    ResponderExcluir
  5. oi, murilo,

    como foi a estréia?
    aguardando uma postagem acá.

    abraçsons

    ResponderExcluir

Agradeço a sua participação. Comente livremente. Comentários mal-educados e sem fundamento serão excluídos.