09 julho 2010

“Já Volto”, de Thiago Carreri

O violonista e guitarrista são-carlense Thiago Carreri – não por acaso também meu amigo – acaba de lançar seu primeiro CD instrumental, com nome que anuncia que já veio pra ficar: “Já volto”, disco que conta com oito singelas músicas, mostrando influências fortes da canção brasileira e do jazz fusion.

Músico de mão cheia, daqueles que acompanham qualquer música em qualquer tom, com suíngue e musicalidade à flor da pele, Thiago busca um caminho diferente no jazz brasileiro. Um jeito manso, inocente, de buscar a melodia essencial em cada uma de suas composições. Dosando os improvisos com parcimônia, investindo na força das linhas melódicas e nos contornos harmônicos, o guitarrista acaba criando uma obra delicada e sutil, que resulta em um disco gostoso de escutar.

Dá pra ouvir algumas influências guitarrísticas de George Benson, Helio Delmiro e Mike Stern; e a mão violonística lembrando Romero Lubambo e Raphael Rabelo. A identidade de Thiago surge das superposições de todas essas e outras sonoridades, somadas à experiência de anos tocando nas mais diversas formações musicais. Um “nego véio”, que já bebeu de várias fontes e domina a “malandragem” de fazer música que agrada desde a primeira nota.

Canção brasileira, com gosto de terra e cheiro de samba; valsa americana, com sofisticado tecido de saudade blues; violão de roda, envolto pelo colorido do choro; groove de funk, jeito de baião, um tango-rock. Mistura que agrada como uma notícia boa, uma canção de ninar, uma nuvem serena, um sonho feliz. Tudo com a sonoridade da pureza, simplesmente música, puramente som.

Tive a felicidade de participar de duas músicas do disco, assim como a honra de ser convidado para participar da banda que fará os shows de lançamento do CD. O primeiro acontece agora em julho, no SESC Araraquara, dia 23. Além de mim, participam do quarteto o baixista Ricieri Nascimento e o baterista Bruno Bernini.


Thiago Carreri (guitarra, violão); Ricieri Nascimento (baixo); Bruno Bernini (bateria); Murilo Barbosa (piano, 2,6); Maurício Ribeiro (teclado 3,4); Gustavo Camillo (teclado, 8); Fernando Mumu (trombone, 3); Emílio Martins (percussão, 3); Thadeu Romano (sanfona, 4); Lucas Melo (bandolim, 5); Ailton de Jesus (Flügelhorn e trumpete, 3)

1. Nina; 2. Já Volto; 3. Primeiro Filho; 4. Bango; 5. Para o bandolim; 6. Valsa n1; 7. Partido; 8. Chão

7 comentários:

  1. Valeu Murilo ótima matéria.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Murilo, li seu texto no jornal Moitará na edição de 24 a 30 de Junho, achei interessante e como aprecio músicas de boa qualidade muitas vezes, sou obrigado a ouvir gêneros dos quais não me agradam.
    Sobre ganhar dinheiro com música, conheci um site super interessante e de muito sucesso em que vc posta suas gravações e as vendem diretamente aos consumidores finais. Vale a pena conferir. www.pleimo.com
    Abraço e sucesso - Reuber

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita e pela indicação.

    ResponderExcluir
  4. murilo,

    valêo a dica bacanuda desse trabalho do thiago carreri e parabéns pra ti e todos que participaram desse projeto...vou conferir o som que já pressuponho ser bom pacas...

    abraçsonoros

    ResponderExcluir
  5. murilo,

    tô ouvindo esse trabalho bacanudo pacas...o thiago é fera mesmo...há uma sinceridade sonora em cada tema...valeô a dica

    abraçsons

    ResponderExcluir
  6. Aí Murilo, tudo bem? Parabéns pelo blog velho, música muiiito boa!!
    Sou violonista instrumental, toco numa técnica chamada Percussive Fingerstyle, pouco representada no Brasil...
    Acabei de gravar as 2 últimas músicas do meu 1º cd instrumental (chamado Sinfonia do Silêncio)lá com o Ricieri e o Eliel no Timbú estúdio...rapaziada gente boa!
    Daqui uns dias meu cd estará à venda pela net e estou à procura de formas de divulgação do mesmo.Gostaria que tu visse meu som e se possível me apoiasse...
    Tá aí meu canal do youtubee myspace:
    http://www.youtube.com/user/mteodoromartinez?feature=mhum
    http://br.myspace.com/murilotmartinez

    Abração e a gente se fala!
    Murilo

    ResponderExcluir
  7. Oi Murilo, legal saber que tem mais gente gravando instrumental em São Carlos, quando esse disco sair vamos ouvir com carinho. Grande abraço

    ResponderExcluir

Agradeço a sua participação. Comente livremente. Comentários mal-educados e sem fundamento serão excluídos.