04 junho 2010

Arroz com feijão... e mais o quê?


















Arroz e feijão é a base da alimentação da grande maioria de nós, brasileiros. Combinação do arroz, trazido pelos portugueses, com o feijão dos índios e a feijoada dos escravos africanos, a mistura se consolidou na mesa das famílias. É aprovada por nutricionistas, que elogiam a presença de ferro, vitaminas e aminoácidos importantes no prato.

É uma comida tão popular que virou adjetivo para coisa corriqueira, simples, sem “dor de cabeça”. Como música “arroz com feijão” - aquela que não tem grandes surpresas, tem letra simples, refrão fácil, trata de assuntos afetivos não muito complexos ou só faz dançar.
O cotidiano prato de arroz com feijão tem a função de fornecer a energia, a “substância” para o dia a dia. A música “arroz com feijão” exerce papel semelhante: estabiliza e dá suporte às inúmeras e pequenas variações emocionais que sofremos durante o dia, mantendo o humor e o bem-estar psicológico ao cantarolar, assobiar ou mesmo dançar ao som dessas canções. Canções que ouvimos no rádio, na TV, no aparelho celular e outros meios, que nos causam comoção e algum efeito positivo.
Só que os médicos advertem: apenas arroz com feijão não é um alimento completo. Faltam dezenas de complementações minerais, de vitaminas e de proteínas que só são encontrados em outros alimentos. O cardápio tem que variar. Da mesma forma, o “menu” musical dos indivíduos precisa conter mais opções, pois o arroz e feijão musical que nos é servido hoje não é só insuficiente - é nocivo, faz mal à saúde, porque vem na forma do exagero. Overdose de duplas sertanejas, de danças baianas, de pagodes lacrimosos, de calcinhas pretas. É preciso “comer” música de outras origens, outras influências, para balancear a “dieta”. Como? 

O chef de cozinha inglês Jamie Oliver, 35, é uma celebridade no mundo gastronômico por popularizar os segredos da boa comida. Numa entrevista nas páginas amarelas de Veja, ele desfaz o mito de que só se alimenta bem quem entende de alta gastronomia e frequenta restaurantes caros. “Cozinhar e comer bem é para todos”, diz ele. Basta um pouco de paciência e boa vontade para aprender sobre ingredientes, técnicas simples de preparo e temperos. O resultado é sentido na forma de melhora do bem-estar, saúde e da própria satisfação em desfrutar de um bom prato. 

Música boa, que vai além do arroz com feijão, não é para poucos. É para todos que quiserem. Assim como quem come coisas diferentes, quem ouve o diferente amplia sua base de referência e percebe que pode ir além daquilo que é sempre igual. Só não é tão fácil quanto na cozinha, pois mudar hábitos de escuta não traz tantos benefícios imediatos ou práticos quanto mudar as preferências culinárias. 

Ir além da música “arroz com feijão” significa expandir a sensibilidade para um mundo de possibilidades expressivas, questionadoras, revolucionárias, iluminadoras. Experiência nem sempre agradável. Novos sabores sonoros – gostosos ou não, mas passíveis de ser experimentados. Novos temperos, temperamentos. Música não só como distração, consolo, trilha sonora romântica, ou como dança, mas como vivência. Aprender a extrair vida das diferentes músicas do mundo. Aprender a ouvir na música as muitas vidas, filosofias, comportamentos e culturas que existem. 

Arroz e feijão é bom, mas tem que ir além. Porém não adianta radicalizar: comer lagosta todos os dias também enjoa.

*publicado no jornal A Folha, de São Carlos, no caderno de cultura Moitará, na coluna ETC&Jazz, no dia 3/6.

4 comentários:

  1. grande murilo,

    gastronomia e música...na arte do preparo...uma alimenta o corpo a outra a alma...é isso aí

    pra utilizar o jargão popular, prefiro 'café com leite' do que 'arroz com feijão'(já que não sou adepto dessa iguaria, desde moleque...hehehe)...agora, me melhor ingrediente de qualquer culinária é a...fome!

    brincadeiras à parte, o jamie oliver fez muito sucesso poracá...rendeu um programa de tevê em horário bacanudo e vários livros traduzidos no idioma dos samurais...além de instigar uma galera jovem pra o mundo 'encantado e rico' dos chiefs...rs...muitos amigos meus migraram pra europa, afim de tornar-se um da espécime...patisserie e boulangerie é o que não falta poraqui

    signore,
    abraçsonoros e saborosos
    ps.me deu vontade de um cafezinho agora...aliás, terias a cifra oficial de 'café com pão' do donato e lysias???...desde já agradecido

    ResponderExcluir
  2. OI pituco,

    obrigado pelos comentários. Sobre a cifra, já toquei essa música num show, tenho um arranjo, se quiser te mando, me dá teu email. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. oi,murilo,

    agradeço as cifras sim...segue meu email

    mosquitorama@gmail.com/

    de qualquer maneira, vc poderia me confirmar se existe um songbook do joão donato???...desde sempre, valeô a atenção

    abraçsons e arigatô

    ResponderExcluir
  4. murilo,

    passando pra agradecer o score de 'café com pão'...valeô mesmo.

    grande abraçsonoro
    namaste

    ResponderExcluir

Agradeço a sua participação. Comente livremente. Comentários mal-educados e sem fundamento serão excluídos.