05 abril 2010
Richie Beirach e o piano corajoso
O pianista novaiorquino Richie Beirach (1962) poucas esteve em destaque em seus mais de 35 anos de carreira no mundo do jazz. Assim como McCoy Tyner esteve inicialmente encoberto pelo mestre John Coltrane, e só ganhou mais destaque depois de deixar o saxofonista, Beirach ficou anos à luz do saxofonista Dave Liebman. Mas seu trabalho como líder de seu trio (com George Mraz no baixo e Billy Hart na bateria) ou como solista revela um talento raro não só para a improvisação, mas também para a criação de arranjos inusitados e corajosos.
Neste trabalho solo, gravado ao vivo em 1992, Beirach leva ao extremo sua expressividade na recriação de standards. Com influências de Art Tatum, Bill Evans e munido de boa técnica pianística, adquirida em anos de estudos eruditos e como aluno da famosa escola Berklee, utiliza linhas de condução rítmicas claras, porém complexas, na mão esquerda, em aberturas de quinta que soam brilhantes e imponentes. Dinâmica sempre variando entre o mezzo-piano e forte, com uso de texturas mais rascantes na mão esquerda e notas seguras e vibrantes na mão direita. Criatividade e sofisticação harmônica. Improvisos fortemente baseados na rearmonização, sugerindo caminhos inauditos. Coragem para perseguir sonoridades inovadoras.
Beirach não tem medo de inventar. Utilizando recursos inteligentes e complexos, como a modalização harmônica no caso do clássico "On Green Dolphin Street", sua interpretação tenta dar a impressão de que a música tem um acorde só, utilizando uma nota "bordão" para modalizá-la. Outra surpresa harmônica vem em "All the things you are" que, apesar de já desgastado, aparece totalmente revitalizado, com acordes ousados que fazem valer a pena ouvi-la mais uma vez. Outro clássico que foi totalmente reconfigurado é "All Blues", que se torna quase um boogie-woogie em tempo ternário.
"Some Other Time" exibe a mesma sobriedade e elegância com que Bill Evans gravou o tema, acrescida de um lirismo quase gospel. A expressividade de "Spring is Here" é dramaticamente aumentada com o uso de glissandos, escalas sobrepostas, pedais harmônicos, que ele também utiliza em "'Round Midnight" e "Over the Rainbow".
A gravação termina com a interpretação de "Elm", canção em estilo bolero composta pelo próprio Beirach e que já se tornou referência no repertório jazzístico (a partitura aí em cima, retirada do The New Real Book, comprova). O CD também comprova que o piano inventivo e majestoso de Beirach com certeza tornou-se também referência no mundo da música.
Richie Beirach - Live at Maybeck Hall (1992)
Richie Beirach (piano)
1 Introductory Announcement; 2 All the Things You Are; 3 On Green Dolphin Street; 4 Some Other Time; 5 You Don't Know What Love Is; 6 Spring Is Here; 7 All Blues; 8 Medley: Over the Rainbow/Small World/In the Wee Small Hours of the Morning; 9 'Round Midnight; 10 Remember Berlin; 11 Elm
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