03 dezembro 2009

Latin Jazz, fusão de felicidade

Mongo Santamaria, Ray Barretto e Tito Puente


Da mistura do soul jazz mais acentuado e divertido, chamado boogaloo, com os temperos rítmicos picantes da América Central, surgiu o latin jazz, estilo que predominou na cena instrumental norte-americana nos anos 60 e se consagrou de vez nos anos 90 do século passado.

Percussionistas latinos como os porto-riquenhos Ray Barreto (1929-2006), Tito Puente (1923-2000) e o cubano Mongo Santamaria (1917-2003) formaram incríveis parcerias com os boppers e hard-boppers da época, pois tinham a capacidade de tocar os ritmos afro-caribenhos mas também dominavam a linguagem jazzística complexa dos norte-americanos. 

Assim que aparecerem na cena musical, todos eles já foram recrutados pelos "grandes", como o saxofonista Cannonball Adderley, o guitarrista Kenny Burrell, os trumpetistas Lou Donaldson e Dizzy Gillespie (este último já era parceiro do percussionista cubano Chano Pozo e nunca mais foi o mesmo depois de experimentar o balanço latino) além dos pianistas Horace Silver, Count Basie e o então ascendente Herbie Hancock. Todos esses músicos experimentaram a fusão da improvisação jazzística com o balanço do guaganco, cha-cha-cha e mambo, o que foi o primeiro grande passo que o jazz deu para fora de seus sisudos limites. Logo em seguida, o disco "Acid" (1968, selo Fania), de Ray Barreto, marcava também uma nova fusão da música latina e do jazz com o funk, adicionando mais "acidez" à mistura.  

  Para celebrar a consagração do estilo latin jazz, vários artistas reuniram-se em Miami, Flórida, em 18 de maio de 2000, para um show inesquecível. O concerto aconteceu alguns dias antes do falecimento do percussionista Tito Puente, que estava internado por problemas do coração e não participou do concerto. Mesmo sem sua bem-humorada presença, o show foi estrondosamente soberbo, com improvisos quentíssimos e alto nível de virtuosismo.

O staff é impecável: o vocalista venezuelano Oscar D'Leon cercado dos músicos Ed Calle (sax tenor), Arturo Sandoval (trumpete, flugelhorn), Claudio Roditi e Ray Vega (trumpete), Steve Turre (trombone e concha), Nestor Torres e Dave Valentin (flautas), Dave Samuels (vibrafone), Hilton Ruiz (piano) e Chick Corea (piano Rhodes), além da detonadora bateria de Horacio Hernandez e percussão dos lendários Poncho Sanchez (congas) e Pete Escovedo (timbales). O grupo Origin, de Chick Corea, também toca: Steve Wilson (sax alto), Tim Garland (sax tenor), Steve Davis (trombone), Avishai Cohen (baixo) e Jeff Ballard (bateria e percussão). Cada música tem uma formação diferente, veja quem são os solistas*:

1. Guachi guaro (Soul sauce)
Chick Corea/Dave Samuels/Poncho Sanchez/Pete Escovedo/Eddi Resto/Dave Valentin/Arturo Sandoval
2. A night in Tunisia 
Arturo Sandoval/Claudio Roditi/The Latin Jazz All Stars Big Band
3. Medley para Tito: Ran kan kan/Oye como va
Dave Valentin/Ray Vega/Pete Escovedo/Arturo Sandoval/Ray Vega
4. Ican 
Chick Corea/Arturo Sandoval/Ed Calle/Steve Turre/Poncho Sanchez/Pete Escovedo/Avishai Cohen
5. Wigwam
Steve Wilson/Steve Davis/Tim Garland/Jeff Ballard/Avishai Cohen/Chick Corea/Horacio Hernandez...
6. Ven morena 
Oscar D'Leon/Nestor Torres/Steve Turre/Pete Escovedo/Poncho Sanchez/Arturo Sandoval/Dave Valentin
7. Poncho con su tambor
Poncho Sanchez
8. Bésame mama
Poncho Sanchez/Ray Vega/Pete Escovedo/Oscar D'Leon/Arturo Sandoval/Dave Valentin
9. A mis abuelos
Chick Corea/Horacio Hernandez/Arturo Sandoval/The Latin Jazz All Stars Big Band
10. Theme from "I Love Lucy" 
Ed Calle/Claudio Roditi/Steve Turre/Dave Samuels/Dave Valentin/Chick Corea...

Disponibilizo para baixar aqui (obrigado ao blog Regálame Esta Noche).

* os solos de Chick Corea, como sempre, estão matadores. O cara tem a "espanholidade" no sangue, consegue usar harmonias coloridas e um fraseado impecavelmente "torto", é a cereja no bolo que deixa esse disco mais latin jazz do que nunca...

2 comentários:

  1. simplesmente Fantástico!!!! sonzera!!!!
    o blog ta mandando muuuuito!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu bruno, obrigado, tentamos o melhor. Ajude a divulgar se puder. Abraço.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua participação. Comente livremente. Comentários mal-educados e sem fundamento serão excluídos.