11 março 2009

Música, jornalismo e improviso




















[do caos vem beleza,
ordem da leveza,
lírica sentença
fogo frio da incerteza
interroga o tempo
pára os fluxos do pensamento
e cria o vão
em que dá cria
a invenção]

Este blog nasce em meio a crises. A crise da música e dos sons é uma delas. Em que momento nasce a música e morre o ruído? Em que momento brota o som do silêncio? Há silêncio?

Fora a filosofia necessária, há as novas estéticas, novas escolas, novas mídias, enquanto continuam velhos esquemas de ensino/aprendizado, velhos esquemas de trabalho (OMB, couvert artístico, ECAD...), velhas indústrias fonográficas. É preciso manter os ouvidos limpos e abertos para perceber quais novas e velhas frequências queremos escutar. E quais delas não precisamos mais.

Outra crise é a do jornalismo. Longa demais para que possa valer a pena debater aqui. Só vale lembrar que, no velho - e errôneo - combate entre o front da grande imprensa e os bunkers das assessorias de comunicação das grandes corporações, resta a debilitada informação entre os mortos e feridos, influenciada cada vez menos pelos mal-informados jornalistas e cada vez mais pelos interesses extra-redação e extra-release que emanam dos gabinetes e escritórios dos executivos responsáveis pelos dois lados da notícia. Entre os escombros dessa guerra, alguns sobrevivem buscando alguma centelha de verdade ou apenas verossimilhança.

Duas crises que são potencializadas pela internet, torrente de informações que nos oferece a liberdade do conhecimento, mas numa prisão em que toda a experiência é unidimensional.

O improviso entre sobre esses dois temas, com pitadas de jazz e otras cositas mas, é o assunto e o modus operandi deste blog. De tons e modos diversos, frasear sobre acordes de filosofia, notas de cultura, linhas de fuga que vão das tradições ao contemporâneo. Versar sobre o som, soar ao inverso, silêncio sobretudo. E etc e jazz.

8 comentários:

  1. Boa meu velho. Prazer em revê-lo. Ainda mais com jazz. Legal que esse ano temos 50anos do Kind Of Blues.
    Se der tempo, passa lá no meu.
    http://dedopreto-dedopreto.blogspot.com/

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Boa Murilão... gostei da idéia e das idéias.
    Boa sorte e que a gente se encontre mais vezes, pelo menos por aqui.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. lindo blog! de muita sensibilidade!
    e incrivel! tambem comecei um blogspot... no mesmo dia que voce e tambem motivado por uma crise! que ela nos traga coisas boas, apesar de tudo... como o seu blog!
    se cuida Murilo! saude e paz!

    ResponderExcluir
  4. Então tá Meg, tenho certeza que seu talento será maior que essa "marolinha" da crise. Depois manda o link do seu blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo Alberto,
    Como músico você é um excelente jornalista. Como poeta, um perfeito músico. Agora, poeta, jornalista e músico você tá de sacanagem, né? rs PARABÉNS, meu! Arrasando sempre.
    Beijo grande!Roberta

    ResponderExcluir
  6. Músico&Jornalista=Murilo, meu amigo ! O blog é genial, sensível, competente, denso de infos inteligentes, palavras que afetam nossa sensibilidade...Obrigada pelo presente ! Obrigada pela música e intensidade com quem você acredita nas coisas, na vida, nas pessoas. Go ahead ! Coraggio sempre ! Abraços da Janete (LDB)

    ResponderExcluir
  7. Murilo!
    Poxa tudode bom...
    tenho gostade muito do blog, das musicas...enfim
    parabens

    Lauro Monteiro

    ResponderExcluir
  8. Salve...
    è triste mais é verdade, A maioria do nosso pais nao sabe o que é "Música",se comtentam com algumas batidas nada sofisticadas. vivemos em um tempo de "REVOLUÇAO MÚSICAL", devemos unir forças para combater essa doença com o melhor remédio "A BOA MÚSICA" .

    E viva OS verdadeiros Músicos.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua participação. Comente livremente. Comentários mal-educados e sem fundamento serão excluídos.