09 março 2011

Zeros e uns e jazz grátis











Art Kane



Música é informação. No formato digital, a informação é apenas um punhado de zeros e uns. Música digital é um monte de zeros e uns. Compositores, músicos, produtores, executivos, revendedores, distribuidores, gravadoras, arranjadores e etc, todo o trabalho dessa gente é reduzido a zeros e uns. Para o bem e para o mal, é isso que a informática (informação + automática) fez com a música.

Se você conhece informática apenas ao nível de saber gravar/ouvir/transformar sua música (seja você o executante ou o consumidor, e eu me enquadro nessas duas categorias) em um arquivo MP3, você está só na metade do caminho para a liberdade. Quem conhece as combinações dos zeros e uns é que passa a ser o dono da música. Esse cara tem a chave na mão. A chave do seu bolso, inclusive.

Por isso curto coisas grátis na internet. Sites, redes, links, aplicativos que se sustentem tendo apenas a função de simplesmente proporcionar conhecimento. Sem pôr a mão no seu e no meu bolso. Eu tinha acesso a música digital em um canal personalizado na antiga rádio on-line Last.FM. Depois que os infelizes administradores começaram a cobrar dos usuários brasileiros, assim como faziam na Europa e EUA, fui atrás de outras opções. Afinal, tenho sede de conhecer sons do mundo todo, mas não tenho dinheiro como europeus ou americanos.

Encontrei várias rádios gratuitas, mas realmente adorei a AccuJazz.Com.  Rádio grátis, simples como sintonizar uma rádio física no dial do seu carro ou do seu aparelho de som.

A rádio é especializadíssima em jazz e tem mais de 50 canais entre os mais variados e seletos possíveis para o estilo: "latin jazz", "cool jazz", "jazz from the 40's", "cutting edge", "trombone jazz", "pop composers", "women on jazz", e até mesmo um exótico "a great day in harlem", que toca apenas os sons dos artistas presentes na famosa foto de Art Kane de 1958, que reuniu em uma rua do Harlem (bairro da comunidade negra de Nova York) 57 artistas de três gerações do jazz - é a famosa foto que o Tom Hanks levava na latinha misteriosa do filme "O Terminal", lembram?

Não tem que pagar nada pra ouvir a AccuJazz, os anunciantes já pagam. E com uma boa dose de bom senso, os programadores não colocam intervalos comerciais enormes como nas FMs comerciais brasileiras, mas sim apenas um ou outro anúncio a cada 3 ou 4 músicas. E espero que continuem assim, respeitando os ouvidos de quem quer apenas ouvir música, sem usar a chave dos zeros e uns pra trancar esse acervo valioso.

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